Encerrando as atividades do Spesa


Leia em menos de um minuto

Depois de 5 anos com o Spesa rodando em modo automático, finalmente tomei a decisão (coragem?) de encerrar as atividades. Acreditem, não foi fácil.

O Spesa foi o primeiro projeto que fiz em Rails, justamente como algo que sempre digo para todo mundo que quer aprender: crie seu próprio app.

Duas coisas irão acontecer. Primeiro, você aprenderá muito durante este processo. Não apenas no que diz respeito ao desenvolvimento web em si, mas também em relação a suporte, colocar em produção, backup, além de muitas outras coisas.

A segunda coisa é que você pode pegar um gostinho por aquilo que muitos dizem ser empreendedorismo. Eu não ligava muito para isso até ter o meu próprio produto e pensar que poderia, sim, se tornar um negócio viável. No meu caso nunca se tornou algo viável por um simples motivo: nunca acreditei de fato que isso pudesse dar certo. O objetivo inicial foi aprender Ruby on Rails e isso o Spesa me permitiu fazer, sem dúvida alguma. Ele também também me trouxe muitas coisas boas indiretamente.

Com quase 30 mil usuários cadastrados, mais de 1 milhão de transações registradas, o Spesa encerra hoje, 3 de agosto de 2012, suas atividades.

Obrigado a todos que apoiaram durante todo esse tempo.