Instalando Gnome Launch Box no Ubuntu


Leia em menos de um minuto

Hoje, resolvi procurar alguma coisa parecida com o Quicksilver do Mac, só que para Gnome (já falei que não instalo nada do KDE no Gnome? Tem que ser GTK, senão eu poderia instalar o Katapult). Encontrei o Gnome Launch Box. Para instalá-lo, execute sudo aptitude install gnome-launch-box.

Após concluir a instalação, adicione o comando gnome-launch-box -n -t à sua sessão. Para isso, execute gnome-session-properties no shell. Uma janela irá aparecer.

Janela Gnome Session Properties

Clique no botão "New" e preencha o campo "Name" com "Gnome Launch Box"; no campo "Command", digite gnome-launch-box -n -t.

Agora, falta adicionar uma tecla de atalho para abrir o Gnome Launch Box. Para fazer isso, execute o comando gconf-editor. O GConf Editor é equivalente ao Registro do Windows e se você dar uma fuçada vai achar algumas coisas legais. Vá até "apps › metacity › keybinding_commands" e digite para o nome "command_1" o comando gnome-launch-box. Depois, vá até "apps › metacity › global_keybindings", encontre o nome "run_command_1" e digite "<Control>Space" como seu valor.

Janela do GConf Editor

Pronto! Agora basta reiniciar o X com Ctrl + Alt + Backspace para que essas alterações funcionem. Lembre-se de salvar e fechar todos os documentos/aplicativos abertos. Ao pressionar Ctrl + Space você verá uma janela como esta, onde você pode digitar comandos ou caminhos de arquivos, por exemplo.

Janela do Gnome Launch Box

Gravei um screencast mostrando como instalar e outro do Gnome Launch Box em funcionamento.