Instalando o memcached no Mac OS X


Leia em menos de um minuto

O memcached é um sistema distribuído de cache em memória utilizado por muitos sites com tráfego intenso como Youtube, Wikipedia e Digg. Para instalá-lo no Mac OS X Leopard[bb], siga os passos abaixo, que seguem a velha receita de bolo configure-make-install.

Iniciando a instalação

Antes de instalar o memcached, é preciso instalar a biblioteca libevent. Acesse o site http://monkey.org/~provos/libevent/ e faça o download da última versão. Após extrair seus arquivos, execute os comandos abaixo para compilar e instalar esta biblioteca.

cd libevent-1.4.5-stable
./configure
make
sudo make install

Agora, você pode instalar o memcached propriamente dito! O código-fonte do memcached pode ser encontrado em http://www.danga.com/memcached/. Faça o download e, depois de extrair os arquivos, execute:

cd memcached-1.2.5
./configure
make
sudo make install

Se você pretende utilizar o memcached em uma aplicação Ruby on Rails, você precisa instalar a gem de mesmo nome. Antes, você precisa instalar a biblioteca libmemcached. Acesse o site http://download.tangent.org/ e faça o download da última versão. Extraia os arquivos e execute os comandos abaixo.

cd libmemcached-0.21
./configure
make
sudo make install

E para finalizar, instale a gem memcached.

sudo env ARCHFLAGS="-arch i386" gem install memcached