Instalando o Ruby 2.0 no Ubuntu


Leia em 1 minuto

É oficial! O Ruby 2.0 foi lançando ontem e você já pode usá-lo sem medo. A boa notícia é que já criei os pacotes do Ruby 2.0 para Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. Para instalá-lo, você precisa adicionar o repositório da Hellobits ao seu Ubuntu.

O Ruby 2.0 trás uma série de novidades como argumentos nomeados em métodos, array literal para criação de símbolos, UTF-8 como encoding padrão, e muito mais. Se você já estava rodando seus projetos no Ruby 1.9 não precisará mexer quase nada. Algumas gems podem não estar funcionando, mas a tendência é que tenhamos uma série de atualizações nas próximas semanas. Vale notar que nenhum dos projetos que testei teve falhas desse tipo.

Veja à seguir como instalar o Ruby 2.0 em seu Ubuntu.

Removendo o ruby-stable/ruby-ichi

Se você já tinha instalado o Ruby 1.9 seguindo este outro tutorial, você precisará remover o Ruby.

$ sudo apt-get remove ruby-stable

ou

$ sudo apt-get remove ruby-ichi

Instalando o ruby-ni

Primeiro você precisará adicionar a chave pública GPG. Para isso, execute o comando abaixo em seu terminal. Se você já tinha instalado o pacote ruby-stable/ruby-ichi, pule esta etapa.

$ wget -O - http://apt.hellobits.com/hellobits.key | sudo apt-key add -

Agora, adicione o o repositório. Basta criar o arquivo /etc/apt/sources.list.d/hellobits.list. Você pode fazer executando o comando abaixo.

$ echo 'deb http://apt.hellobits.com/ precise main' | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/hellobits.list

Finalmente, basta instalar o pacote Ruby.

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install ruby-ni

Se tudo deu certo, o Ruby já deve estar disponível em seu sistema.

$ ruby -v
ruby 2.0.0p0 (2013-02-24 revision 39474) [x86_64-linux]

É importante que você apague todas as gems instaladas na versão anterior. Caso, contrário você terá alguns erros por causa da compilação.

$ rm -rf $(gem env gemdir)

Finalizando

Testei alguns projetos no Ruby 2.0 e até agora nenhum deles teve problemas. Ainda não coloquei em produção, mas devo fazer isso em breve (vou esperar um pouco para ver se nenhum novo release é lançado).

Se você precisa de pacotes para o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx, deixe seu pedido nos comentários. Inicialmente não é minha ideia manter este pacote para o Ubuntu 10.04, mas se muita gente pedir, posso mudar de ideia!