Meu ambiente de desenvolvimento em 7 itens


Leia em 1 minuto

O Rafael Rosa me pingou para falar sobre meu ambiente de desenvolvimento. Então aqui vai!

Sistemas operacionais

Estou exclusivamente usando Mac OS X desde 2007. Minha máquina atual é um Macbook Pro 13" Late 2009, 8GB RAM, 500GB HD. Em breve vou colocar um SSD e aí não precisarei trocar minha máquina por alguns anos.

Eventualmente preciso testar algo no Windows ou Linux, então tenho VMs do Parallels para cada um dos sistemas que uso.

Linguagens de programação

Ruby é, sem dúvida, a linguagem que mais uso no dia-a-dia. Mas minha vida não se resume só a Ruby. Gosto bastante de JavaScript e tenho feito algumas coisas com Node.js. Ano passado flertei um pouco com o Objective-C que, por incrível que pareça, tem uma sintaxe que eu gosto. Além disso, revisitei o ActionScript (versão 3) depois de anos sem fazer nada.

Editor

Todos que me conhecem sabem que sou um viciado em TextMate, um simples editor de texto para Mac OS X, mas muito potente por conta de seus atalhos. Já tentei usar Vim e Emacs, mas nunca tive saco para aprender a usá-los de verdade. Nunca usei IDEs e me orgulho disso.

Terminal

Meu terminal é um caso à parte. Ou melhor dizendo, merece um artigo à parte.

Controle de versão

Não tem como não usar Git. É perfeito. Mas vira e mexe preciso lidar com repositórios SVN, através do git svn, claro.

Browser

Por muito tempo fui um viciado em Firefox e suas extensões. Quando comecei a usar Mac exclusivamente, decidi ficar com o Safari pela sua superioridade no que diz respeito à implementação de CSS. Estou com ele até hoje. Tenho instalado Opera, Chrome e Firefox para testar sites que desenvolvo; uso VMs para testar no Internet Explorer.

Software

Algumas coisas são essenciais e estão sempre abertas. Outras são simplemente insubstituíveis.

Música

Não, eu não ouço de tudo. Quem gosta de tudo, não gosta de nada. Minha biblioteca é bastante grande, com 80GB, e já ouvi quase tudo. Para saber mais, veja meu perfil no Last.fm.