Novo app: Codeplane


Leia em 1 minuto

Há uns 3 meses decidi que precisava de uma alternativa para repositórios privados no Git. Cancelei minha conta paga no Github e comecei a armazenar no Dropbox e no servidor do Simples Ideias.

Não é que eu não goste do Github*. O único problema do Github é que os limites são muito baixos. O plano mais básico de US$ 7 dá direito a 5 repositórios privados e apenas 1 colaborador.

Preços do Github

A grande questão é que tenho uns 30 repositórios privados. Neste caso, eu teria que assinar um plano “Business”, que não sairia por menos US$ 100, ou seja, totalmente inviável.

O Dropbox + Servidor funcionou por um tempo, mas uma coisa começou a me irritar. Todo o processo de criação dos repositórios era manual.

$ mkdir repo.git
$ cd repo
$ git init --bare

E a coisa piorava quando eu precisava dar permissão para alguém acessar algum repositório privado. Foi quando decidi fazer o meu próprio “Github”. Trabalhei em cima da ideia por algum tempo, mostrei para algumas pessoas e finalmente resolvi tirá-la do papel. Foi assim que nasceu o Codeplane.

Codeplane

O Codeplane é um serviço que começa como um Git hosting, mas minha intenção é evoluir para um produto para pequenos times e freelancers. Tenho muitas outras ideias que apenas o tempo e o uso do produto irão dizer se são viáveis. O Codeplane ainda não tem preço, mas devo fazer isso nos próximos dias.

Se você usa Git e precisa de repositórios privados, dê uma olhada no Codeplane. Ele também está disponível na versão em português.

*Agora, só uso o Github para manter meus projetos OpenSource. Nesse ponto ele é imbatível!