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PagSeguro e Submarino: como não atender um cliente

Leia em 1 minuto

Se você presta qualquer tipo de serviço, deve saber que o atendimento ao cliente é algo essencial. Não importa o quão bom é seu produto; sem uma comunicação efetiva na hora que o cliente tiver problemas, a imagem de sua empresa, sem dúvida alguma, irá por água abaixo.

Aparentemente, não é assim que o PagSeguro e Submarino pensam, dado os problemas que estou tendo com ambos.

Não é de hoje que tenho problemas com o Pagseguro. Já tentei fazer bug report (enviei até um screencast), mas disseram que não conseguiram reproduzir o problema. Obviamente, não leram a parte do e-mail que dizia que o problema só acontecia com Safari, como o video demostrava.

Também já tentei por inúmeras vezes, através do atendimento, solicitar a lista completa de transações ocorridas em minha conta, já que o sistema definitivamente não foi pensado em como o vendedor o usaria. Eu quero, a qualquer momento, navegar nas minhas transações. Afinal de contas, eles mordem uma fatia grande de cada pagamento e, você há de convir, que essa funcionalidade nem é lá essas coisas… faço isso em 1 hora. É só me passar o código.

Já enviei mensagens pelo Twitter e nunca recebi nenhuma resposta. Esta é a minha última experiência com o PagSeguro. Vou tentar o Moip, recomendado por muitas pessoas toda vez que reclamo do PagSeguro no Twitter.

Com o Submarino não tenho tantos problemas. Normalmente, ele funciona bem. Exceto quando você precisa trocar algum produto. Exceto no fim de ano. Ah, o fim de ano.

Esse ano ganhei um Home Theater de natal. Só que a tampa da bandeja do DVD veio quebrada. Tentamos entrar em contato por telefone, e-mail, chat online… nenhum deles funcionou. Depois de 12 dias responderam o e-mail, com uma resposta completamente diferente da pergunta.

Quer uma dica? No fim de ano, compre em alguma loja física. Principalmente se o que você estiver comprando tiver um valor elevado. Se der problema, é muito mais fácil trocar o produto.

Continuo minha jornada. PagSeguro. Submarino. Obrigado por fazerem meu começo de ano uma experiência maravilhosa. Vou lembrar da próxima vez que for abrir minha carteira.