Quick Highlight Mode


Leia em menos de um minuto

O gedit tem algumas coisas muito irritantes — assim como o Gnome — mas que podem ser consertadas com um simples plugin. Uma delas é o modo como você define o highlight de um documento.

Quando você cria um novo arquivo, ele vem definido como sendo texto. Então, se você quer ativar o syntax highlighting para um outro tipo, você precisa ir através do menu "View > Highlight Mode" e literalmente "caçar" pelo tipo de highlight que você quer. Nada acessível para um software que possui um extenso guia de usabilidade.

Menu de opções - Highlight Mode

Após instalar este plugin, você tem uma nova opção no menu chamada "Quick Highlight Mode".

Menu de opções - Quick Highlight Mode

Ele possui um atalho que o abre o diálogo com um campo auto-completion. O atalho é Ctrl+Shift+H. Veja como é o diálogo:

Diálogo Quick Highlight Mode

Para instalar este plugin, baixe o Quick Highlight Mode e coloque os arquivos em ~/.gnome2/gedit/plugins. Depois, não se esqueça de ativá-lo em Edit > Preferences > Plugins.

Caso tenha sugestões, envie um comentário.

Update: Fiz uma pequena atualização, adicionando bindings para a tecla 'enter'. Estava me irritando ter que pressionar Alt+A (_Apply).

Update 2:Se você está usando a versão que vem com o Ubuntu 7.10 (gedit 2.20), utilize a versão que está neste respositório: http://svn.simplesideias.com.br/general/gedit/plugins/quickhighlightmode/