Rails Summit Latin America


Leia em 3 minutos

Logo do Rails SummitNos dias 15 e 16 de outubro aconteceu o Rails Summit Latin America, evento voltado aos desenvolvedores Ruby on Rails do Brasil e países hermanos. Muito bem organizado pelo Fabio Akita e Locaweb, teve a participação de mais de 500 pessoas, que ouviram apresentações de Obie Fernandez, Dr. Nic, Nihn Bui & Hongli Lai, Chad Fowler e Chris Wanstrath, dentre outros.

Dia 1

No primeiro dia do evento só pude chegar depois do almoço. Queria muito ter visto a palestra do Chad Fowler que, pelo que muitos disseram, foi excelente! Só queria lembrar que aquele não era o Chad Fowler; provavelmente era algum alienígena que engoliu o verdadeiro. Mais magro, sem barba e de cabelo curto, chocou muito quem esperava ver este cara.

Depois foi a vez de David Heinemeir Hansson, que respondeu perguntas dos participantes sobre Rails 2.2 and thread-safety, dentre outras coisas em sua apresentação remota.

Quando cheguei, George Malamidis e Danilo Sato falavam sobre REST. Pelo pouco que pude assistir, pareceu-me ter sido uma palestra interessante, embora o assunto já seja um pouco batido.

Assim que acabou a palestra de George Malamidis, subiu ao palco Dr. Nic Williams. Engraçado, demorou um pouco para cativar o público que não o conhecia, mas logo arrancou boas risadas de todos. Falou sobre como manter projetos opensource, utilizando ferramentas como Git, Blogs & Rubyforge, dentre outras.

Já no fim da tarde subiu ao palco Chris Wanstrath, criador do Github e um dos mais conhecidos desenvolvedores de Ruby on Rails. Ele leu na íntegra seu próprio texto, que também foi apresentado no Ruby Hoedown 2008. Foi meio frustrante.

Já no final, aconteceu o Birds of Feather (BOF), uma desconferência com diversas micro-palestras. Nihn Bui mostrou seu compilador para Brainfuck escrito em Ruby (alguém me explica como as tradutoras falaram "Brainfuck" em português?).Depois de muito jabá e posições (sic) políticas, subiu ao palco Elomar, de apenas 17 anos. Ele conseguiu arrancar risadas do público do começo ao fim! Falou sobre sua experiência em formar um grupo de estudos com seus amigos. Leia mais neste post do Spiceee. Sem dúvida, foi a melhor apresentação de todo o dia!

Para encerrar a noite, fomos para uma churrascaria com todos os palestrantes e mais uma galera bem legal! Sooo cool! ;)

Dia 2

O dia começou muito bem com a excelente apresentação de Ninh Bui e Hongli Lai, da Phusion. Engraçados, com uma apresentação cheia de efeitos especiais, conseguiram abordar um assunto que pode se tornar chato muito rapidamente: infra-estrutura e deployment.

Logo após o coffee break-começou a palestra de Charles Nutter e Thomas Enebo, que falaram sobre JRuby.

A palestra seguinte que assisti foi a de George Guimarães, do Pagestacker, que mandou muito bem falando sobre ferramentas de monitoração, infra-estrutura e capacity planning. Paralelamente, acontecia a apresentação de Jay Fields, que falou sobre testes e, segundo me disseram, "cutucou" o RSpec, criado por David Chelimsky.

Após o almoço Manoel Lemos, Ronaldo Ferraz e eu falamos sobre os desafios de infra-estrutura enfrentados pelo BlogBlogs e metodologia de trabalho utilizada pela Webco, abordando um pouco de SCRUM, Testes, soluções desenvolvidas por nós, dentre outros assuntos. Foi muito legal ver a sala cheia quando uma palestra de David Chelimsky acontecia na mesma hora.

Assim que acabou nossa apresentação, fui correndo para a outra sala para assistir a segunda parte da apresentação de David Chelimsky. Ele falou sobre BDD e o Cucumber, que substituirá o atual Story Runner. Saí antes do final para poder assistir a apresentação de Vinicíus Teles, que falou sobre empreendedorismo e como descobrir oportunidades em pequenos nichos de mercado, citando seu exemplo.

As duas palestras seguintes foram substituídas por uma papo com uma galera bem legal que pretendia gravar um vídeocast. Só não rolou porque o Davis deu um mega-FAIL e não gravou nada.

Para encerrar a noite, o aguardado Obie Fernandez. Depois de seu Do the Hustle, criou-se uma expectativa muito grande, que não foi em vão. Começou parabenizando o Akita, e falou sobre a escolha do nome Hash Rocket, com um conceito muito "interessante" por sinal. Falou sobre metodologias de desenvolvimento, organização e paixão. Conseguiu segurar a maioria das pessoas até 20h40, quando sua apresentação terminou. Se ele falasse por mais uma hora, acredito que ninguém iria ligar. Foi excelente. O que me deixou mais feliz foi que pude ter certeza que nós da Webco estamos no caminho certo, já que muito do que ele falou está sendo aplicado aqui! Kudos for us!

Foi um excelente evento. Novamente, gostaria de parabenizar ao Akita e a Locaweb, que mostraram como um evento pode ser bem organizado e problemas imprevistos podem ser rapidamente resolvidos quando se quer. Outra coisa que foi muito legal foi o papo com a galera nos corredores. Encontrei pessoas que só tinha conversado por IM ou Twitter e revi pessoas que há tempos não encontrava. Espero que ano que vem tenha um Rails Summit Latin America 2009. Se tiver, estarei lá com certeza!