Resenha: Ruby on Rails - Executando


Leia em menos de um minuto

Capa do livro Ruby on Rails: Executando Ganhei o livro Ruby on Rails: Executando, escrito por Bruce Tate e Curt Hibbs, e como já terminei de ler, resolvi escrever esta resenha.

O livro é voltado para pessoas com algum conhecimento em programação e é bastante direto. Ele não fica contando a história da linguagem, nem perdendo tempo com outras coisas "desnecessárias", que irritam quem está começando. Como exercício de fixação, você irá criar um slideshow de fotos, abordando recursos como envio de arquivos, relacionamentos, composição, testes unitários e AJAX, além de toda a base (MVC, validações, etc).

Ruby on Rails: Executando poderia ser um ótimo livro em português, mas peca na tradução. Algumas coisas chegam a ser engraçadas como "Gerente de banco de dados" (database manager), "Valiosas interfaces do usuário" (Rich user interface) e "Banco de dados de apoio" (database support), e outras que não deveriam ser traduzidas como "Serviços web" (webservices) e "Ajudantes" (Helpers). Esses erros de tradução são típicos de quem não conhece muito sobre o assunto, mas no geral não é ruim.

Se você quer um livro que mostre o caminho das pedras de maneira rápida, Ruby on Rails: Executando pode ser perfeito para você. Uma outra coisa que pode fazer comprar este livro é seu preço, por volta de R$45,00, coisa rara de ser encontrada em livros de tecnologia.