Talvez Linus esteja certo sobre o Gnome


Leia em 1 minuto

Certa vez, em dezembro de 2005 Linus Torvalds disse que preferia KDE a Gnome. Sua justificativa foi a seguinte:

This "users are idiots, and are confused by functionality" mentality of Gnome is a disease. If you think your users are idiots, only idiots will use it. I don't use Gnome, because in striving to be simple, it has long since reached the point where it simply doesn't do what I need it to do.

Sinceramente, começo a concordar com cada palavra que o Linus disse. Quer saber o porquê? Então, continue lendo.

Tente mudar a cor de fundo da linha atual do gEdit. Por linha atual me refiro a aquela que o cursor está no momento. Não consegui. E já estou procurando como fazer isto a mais de 1 semana. Nas preferências posso alterar algumas cores. Mas não a linha atual.

Preferências do gEdit: só é possível alterar algumas poucas cores

No Google, encontrei algumas mensagens perdidas dizendo que eu deveria modificar meu tema! Pense bem, mudar meu tema apenas para alterar a cor de fundo da linha atual!

Como não tenho a menor idéia do que tenho que alterar — a única coisa que sei é que tenho que modificar o arquivo gtkrc do meu tema — fui direto ao canal #gedit. Algumas pessoas confirmaram que eu tenho que alterar o arquivo mencionado, mas ninguém sabe o que fazer.

Desisti. Tinha feito um tema com as mesmas cores do Textmate para JavaScript, Ruby, RHTML, CSS, Python e PHP. Eu ia publicar essas configurações aqui, mas não vou mais. Tudo por conta desta mentalidade "Less is More" extremista.

Tenho 3 alternativas: deixar o tema do gEdit com o fundo claro, migrar para o KDE ou comprar um Mac e usar o OS X. Já comecei a juntar dinheiro.

Update: 4AM: Após ler muito sobre buffers e iterators, conseguir fazer essa budega funcionar!

Plugin Current Line Highlight para gEdit

Baixe o plugin Current Line Highlight.