Talvez Linus esteja certo sobre o Gnome

02/04/07

Certa vez, em dezembro de 2005 Linus Torvalds disse que preferia KDE a Gnome. Sua justificativa foi a seguinte:

This "users are idiots, and are confused by functionality" mentality of Gnome is a disease. If you think your users are idiots, only idiots will use it. I don't use Gnome, because in striving to be simple, it has long since reached the point where it simply doesn't do what I need it to do.

Sinceramente, começo a concordar com cada palavra que o Linus disse. Quer saber o porquê? Então, continue lendo.

Tente mudar a cor de fundo da linha atual do gEdit. Por linha atual me refiro a aquela que o cursor está no momento. Não consegui. E já estou procurando como fazer isto a mais de 1 semana. Nas preferências posso alterar algumas cores. Mas não a linha atual.

Preferências do gEdit: só é possível alterar algumas poucas cores

No Google, encontrei algumas mensagens perdidas dizendo que eu deveria modificar meu tema! Pense bem, mudar meu tema apenas para alterar a cor de fundo da linha atual!

Como não tenho a menor idéia do que tenho que alterar — a única coisa que sei é que tenho que modificar o arquivo gtkrc do meu tema — fui direto ao canal #gedit. Algumas pessoas confirmaram que eu tenho que alterar o arquivo mencionado, mas ninguém sabe o que fazer.

Desisti. Tinha feito um tema com as mesmas cores do Textmate para JavaScript, Ruby, RHTML, CSS, Python e PHP. Eu ia publicar essas configurações aqui, mas não vou mais. Tudo por conta desta mentalidade "Less is More" extremista.

Tenho 3 alternativas: deixar o tema do gEdit com o fundo claro, migrar para o KDE ou comprar um Mac e usar o OS X. Já comecei a juntar dinheiro.

Update: 4AM: Após ler muito sobre buffers e iterators, conseguir fazer essa budega funcionar!

Plugin Current Line Highlight para gEdit

Baixe o plugin Current Line Highlight.

Comentários #


#1 Marco Gomes disse:
03 Abr 07, 12:09AM

Eu também estou tentando, sem sucesso, comprar um Mac, e faz mais de um ano. OS X é a perfeição encarnada. O Gnome é BEM melhor que a UI do Windows, mas nada bate o OS X.

#2 Weldys disse:
03 Abr 07, 08:21AM

Olá Nando,

Eh eu sei q vc está tendo sérias dificuldades já há algum tempo com o Gnome. Bom, eu sou usuário do Linux há 2 anos e uns meses (eu digo usando soh o linux na minha máquina) e sei que é sofrido mesmo usar essa interface. O Gnome é lindo mas se é pra funcionar, usa o KDE mesmo, que é tão mais fácil. Eu uso o Kdevelop, na maioria dos casos, porque ele é a IDE mais rápida que já vi rodando e nessa última versão agora ficou aida melhor com o suporte a Rails.

Abraço

#3 Fernando Bittencourt disse:
03 Abr 07, 08:56AM

Se a minha opinião conta, xará, voto no KDE ;)

#4 Vitor Fernando Pamplona disse:
03 Abr 07, 08:59AM

Bom, eu já gosto do Gnome porque ele não tem esse tipo de coisa. Nada de fru-fru :)

#5 Vinícius de Figueiredo disse:
03 Abr 07, 09:11AM

Eu gosto do Gnome, talvez seja porque ainda não tive nenhuma dessas dificuldades que você vem tendo. Sobre um Mac, também gostaria de comprar um e ver se o OS X é realmente TUDO isso que falam mas infelizmente não cabe no meu orçamento.

#6 Ari Caldeira disse:
03 Abr 07, 09:22AM

Nando,

Faça o seguinte, se não quer usar o KDE todo, instale só o Kate, o equivalente no KDE do gedit.

aptitude install kate language-pack-kde-pt

Entre no kate, vá em Configurações, Configurar Kate, Fontes e Cores, e mude a cor da linha atual. Tranqüilão. Para mudar a aparência geral do Kate pra ficar mais parecida com o Gnome, abra pelo terminal o kcontrol, vá em Aparência e Temas, e brinque à vontade!

#7 Rodrigo Tassinari disse:
03 Abr 07, 09:49AM

Na verdade você tem mais opções. Pode usar qualquer outro programa que não seja o gEdit no Gnome mesmo (eu recomendo o Scribes como um bom substituto, on ainda o jEdit, mas este último acho muito "grande").

Ou ainda usa uma IDE mais completa, estou usando o Eclipse com RadRails e estou gostando bastante. Na verdade baixei direto o EasyEclipse for Ruby on Rails, que já vem com o RadRails e um monte de outros plugins devidamente instalados e configurados (o QuantumDB por exemplo, que é uma mão na roda).

Estão falando muito bem também do NetBeans para Ruby on Rails, mas ainda não saiu versão estável.

Ah, lembrando que não basta juntar dinheiro para comprar o Mac. Terás quem comprar também o TexMate, pois o mesmo é pago. É baratinho, é verdade, mas é pago (e pirataria é feio!). :)

#8 Tiago Bastos disse:
03 Abr 07, 10:01AM

Realmente falta alguns parâmetros de configuração na GUI, mas existe como fazer:
http://joselo.wordpress.com/2007/03/28/textmate-en-linux/

Mesmo percebendo coisas como essas continuo gostando MUITO do Gnome, porém de vez em quando seria bom uma aba "Advanced" ;)

#9 Yuri Malheiros disse:
03 Abr 07, 10:12AM

O Gnome tem seus defeitos, assim como o kde. Da mesma forma que escutamos "o gnome é simples demais", também escutamos "o kde é poluído demais". Não quero criar um flame aqui, mas eu vou falar algumas coisas sobre o gedit em si. Ultimamente pôde ser vista evoluções no gedit, porém se vocês prestarem bem atenção, as grandes novidades são plugins de terceiros. O editor do gnome, anda a passos de tartaruga, o code folding (dobra de código) do gtksourceview (componente usado no gedit) a mais de 1 ano que é planejado, mas ninguém faz a coisa realmente acontecer. Esse foi só um exemplo de muitos outros recursos que devem está nessa situação. O que eu quero dizer com isso tudo é que não pode condenar todo um ambiente por causa de um aplicativo que na minha opinião precisa urgentemente de colaboradores.

#10 Dalton disse:
03 Abr 07, 10:20AM

Realmente, apenas as opções mais básicas poderiam ficar visíveis, mas opções avançadas deveriam estar disponíveis de alguma forma, tal como uma aba "avançado" como citou o colega acima…

Assim mesmo, fico com o Gnome.

#11 rodrigo disse:
03 Abr 07, 10:25AM

É por isso que eu não uso o Gedit :)
E quem fala que OS X é melhor é porque nunca usou de verdade. Bom, claro que cada um tem um ponto de vista com relação a usabilidade de cada sistema. E claro que quem usa Gnome etá buscando outra maneira de interação com a máquina que o KDE não proporciona, e vice-versa. Eu sugiro que as pessoas que acham que alguma coisa falta no software que ela usam, então que contribuam para ele, enviando sugestões ou mesmo desenvolvendo soluções. Assim que funciona o software livre, todos nós ganhamos.

#12 semente disse:
03 Abr 07, 10:34AM

Olá! Me desculpe meu amigo, mas esta opção é bem visível e fácil de achar.

Está em Edit -> Preferences -> View -> Highlight current line

#13 Nando Vieira disse:
03 Abr 07, 10:39AM

#6 Ari: Já tentei usar o KDE, mas não me acostumei. Talvez seja frescura mesmo! :P

#7 @Rodrigo: Não gostei do jEdit. Eclipse e derivados são muito pesados, apesar de serem bons. Eu já disse em um outro post, mas repito: eu pagaria com o maior prazer por um software para Linux se tivesse a qualidade do Textmate. Não sou contra ter que pagar pelo serviço de alguém se este me for útil.

#8 @ Thiago: Exatamente. É tão ruim assim dar opções "avançadas" para quem precisa delas?

#9 @ Yuri: Eu entendo você, mas tem outras coisas no Gnome, como as preferências de impressão, que sofrem do mesmo problema.

#11 @ Rodrigo: eu uso OS X no dia-a-dia. E sim, é muito melhor do que você pode imaginar. Intuitivo? Sim. Possui opções avançadas? Sim. É padronizado? Sem dúvida. Todos os atalhos são iguais em todos os programas. No Gnome, isso não acontece. Exemplo? No Gedit, por exemplo, para navegar entre uma aba e outra, tenho que usar Ctrl+Alt+PgDown/PgUp. No Firefox, Ctrl+Tab e no Terminal Ctrl+PgDown/PgUp. No Mac é sempre o mesmo atalho, independente do programa. São detalhes? Com certeza, mas que faz uma diferença na interação com o computador que você não tem idéia.

#14 semente disse:
03 Abr 07, 10:41AM

Ah, me desculpe… você não quis tentar ativar o highlight, mas mudar a cor né?

#15 Nando Vieira disse:
03 Abr 07, 10:41AM

#12 @ semente: Você totalmente incorreto. Isso apenas ativa a opção de Highlight da linha atual. Não permite definir a cor.

#16 Nando Vieira disse:
03 Abr 07, 10:41AM

#14 @ semente: isso aí! ;)

#17 Nando Vieira disse:
03 Abr 07, 10:48AM

#8 @ Thiago: Adivinha como o cara que escreveu este post fez? Desativou o highlight da linha atual! ;)

Não tinha pensando em fazer isso! :P

#18 Renan disse:
03 Abr 07, 11:45AM

Nando, faz o seguinte:
Desiste da interface gráfica do Linux e programa em VIM.
Com certeza não se arrependeria ;-)

#19 Renan disse:
03 Abr 07, 11:45AM

Ops … conjugando o verbo corretamente…
"Não se arrependerá!"

#20 freak disse:
03 Abr 07, 02:07PM

O cara vai comprar um micro novo porque não sabe mudar como mudar a cor do highlight

kkkkkkkkkkk

#21 Vinícius de Figueiredo disse:
03 Abr 07, 04:39PM

O freak lê mas não entende nada.

#22 Henrique disse:
03 Abr 07, 10:32PM

Nando: realmente, o gedit puxa a cor de fundo pro highligth do seu tema. Fizeram assim para manter CONSISTÊNCIA COM O RESTO DA INTERFACE, coisa que o GNOME preza, sempre. Esse é um widget de edição de texto e é usado em varios outros programas GTK, GNOME ou não.

Já experimentou postar no mailing list pros desenvolvedores do gedit/gtk deixarem isso configurável? Ou se vc souber C/GTK pode fazer um patch. Afina, é assim que funciona a roda do SL.

PS: Foi engraçado ler esse post. O cara chegar ao ponto de querer comprar um Mac + Textmate (qts $?) por causa de uma funcionalidade inexistente num programa de código aberto e grátis.

Abraço.

#23 Nando Vieira disse:
03 Abr 07, 10:56PM

@Henrique:

Concordo que manter a consistência é importante, mas já que permitem que eu altere alguns itens como o fundo dá página — tem idéia de como posso tornar o editor inconsistente com isso? — por que não permitir que eu altere essa simples configuração? Sinceramente, não vejo nenhuma explicação razoável para isso.

Já entrei em contato com eles e alguém abriu um ticket há algum tempo atrás para incluir isso em versões futuras, mas vai saber quando. Não sei como implementar isso em C. Tinha pensando em fazer um plugin para isso, mas não achei o método que permite tal coisa, se é que existe.

Quanto a comprar um Mac: não é o Textmate que quero comprar — poderia usar o BBEdit também ;) — mas o conjunto da obra. O OS X é todo bem amarrado. Começa pela API do próprio OS que permite que os desenvolvedores implementem funcionalidades de maneira padronizada. A propósito, irei aprender Objective-C/Cocoa, pode apostar! ;)

Um exemplo ferrado: No trampo, eu tenho 2 monitores wide de 20" (pode babar). Gostaria muito de deixar um na horizontal e outro na vertical. No Windows, é simples fazer isso. No Mac, posso inclusive especificar o ponto de saída do mouse de um monitor e entrada no outro. Tudo isso, só arrastando 2 monitores em uma janela de configuração. No Linux, não posso. Minha placa — ATI X600 — não permite. Ou ambos na horizontal, ou ambos na vertical. Devo aprender C e implementar isso? Nem a pau!

Em suma: gosto muito de SL, gosto muito de Linux e admiro muito como tudo andou de forma voluntária. Mas algumas pessoas pagariam para ter algo melhor, e eu sou um deles.

Abraço!

#24 Luiz Rocha disse:
03 Abr 07, 11:24PM

Olá Nando, tudo bem?

Eu me junto aos que sugeriram o Kate. Ele é bem bacaninha mesmo e, acredito eu, que vc consegue fazer o que vc deseja.

Se o visual KDE te incomoda, não tem grilo. :-) Existe o SciTE, também super simples de baixar e configurar. E é multiplataforma e multilinguagem. Ele é super cru [1], sem nenhum fru-fru, mas é bem bacana.

Quase sugeri o vi também, mas me lembrei que gosto de vc, então não sugerirei! :-D

[1] http://scintilla.sourceforge.net/SciTEImage.html

#25 Leonardo Fontenelle disse:
03 Abr 07, 11:58PM

Existe um mal-entendido aí.

"Talvez o Linux esteja certo" parece referir-se a uma discussão em dezembro de 2005 [1]. Acontece que a seguir Jeff Waugh esclareceu que a queixa de Linus Torvalds era baseada numa afirmação desinformada de outra pessoa [2]. Trocando em miúdos, a configuração de impressão discutida não tinha sido adicionada simplesmente porque ninguém tinha tido tempo para fazê-la funcionar ainda, e não porque o GNOME achasse ser melhor escondê-la dos usuários.

1. http://lists.linux-foundation.org/pipermail/desktop_architects/2005-December/000390.html
2. http://mail.gnome.org/archives/usability/2005-December/msg00027.html

#26 Nando Vieira disse:
04 Abr 07, 01:05AM

Leonardo, e a resposta do Linus ao Jeff: http://mail.gnome.org/archives/usability/2005-December/msg00022.html

Enfim, é questão de opinião. Vou dar um exemplo do que o Linus se refere. O Gnome Screensaver não permite que você configure seu protetor de tela. Não posso utilizar protetores com slideshow de fotos pois não tenho como especificar o diretório de imagens. Não posso usar o Electric Sheep[1] porque não consigo configurar as opções. Tente aumentar a velocidade do GLMatrix. Você não vai conseguir! Com o XScreensaver é moleza. Entende o ponto?

O Gnome opta *sim* por limar funcionalidades para facilitar o uso. Às vezes acerta, outras vezes não.

[1] http://www.electricsheep.org/

#27 Nando Vieira disse:
04 Abr 07, 01:08AM

#24 @ Luis: Opa! Eu uso o SciTE. Mas o que gosto do gEdit é a possibilidade de criar plugins e estender suas funcionalidades. Não que eu não possa fazer isso com o SciTE, mas é que sou mais *fluente* em Python que em Lua (só esperar alguns poucos segundos e o Walter Cruz aparece para fazer um comentário sobre Lua). :P

#28 Simples Idéias. Por Nando Vieira. » Arquivo » Curren... disse:
04 Abr 07, 11:27AM

[...] Criei um plugin que aplica a cor de fundo da linha atual no gEdit para contornar um problema que falei num post anterior. Já publiquei o link no wiki do projeto. [...]

#29 Leonardo Fontenelle disse:
05 Abr 07, 12:48AM

Nando Vieira: de fato, o GNOME se concentra muito mais em padrões que "simplesmente funcionem" que em configurabilidade. Às vezes, isso irrita as pessoas, assim como me irrita a quantidade de itens no menu de qualquer aplicação no KDE. Em grande parte, isso é uma questão de gosto. Mas nunca ouvi alguém reclamar da simplicidade da interface de usuário do Firefox…

Se me permite uma correção, o e-mail que você acabou de citar (nº 22) é respondido por aquele (nº 27) que citei no meu último comentário, e não o contrário.

Quanto ao GNOME Screensaver: concordo com você, a "pasta Fotos" _deveria_ ser configurável. Que tal reclamar no bugzilla? Por enquanto, sugiro criar uma ligação simbólica de ~/Pictures (ou algo assim) para a localização adequada.

Sugiro usar o "migrate-xscreensaver-config.sh" que vem com o GNOME Screensaver para importar o "/usr/share/xscreensaver/config/electricsheep.xml" do Electric Sheep. Não testei (porque adoro os "Pés Flutuantes") mas com o script é possível importar os protetores de tela do X Screensaver.

#30 Leonardo Fontenelle disse:
05 Abr 07, 01:36AM

Atualização: instalei o Electric Sheep para testar minha dica. Como previsto, o comando

migrate-xscreensaver-config.sh /usr/share/xscreensaver/config/electricsheep.xml

gerou um arquivo electricsheep.desktop que passou a aparecer no diálogo de preferências do GNOME Screensaver quando movi o arquivo .desktop para ~/.local/share/applications/screensavers/ .

Não consegui usar o Electric Sheep ainda, provavelmente porque executar "electricsheep --root 1" na janela de terminal não está funcionando para mim (apesar do "electrisheep" simples funcionar).

#31 Nando Vieira disse:
05 Abr 07, 09:58AM

Leonardo, concorda que ficou muito mais difícil fazer através do script do que se eles tivessem colocado esta opção? Mas bom saber que pelo menos existe uma opção.

Abraço!

#32 Walter Cruz disse:
05 Abr 07, 10:04AM

Demorou mais que alguns segundos, de fato.

Mas não posso negar que que a possibilidade do gedit de fazer plugins em python é muito interessante também.

Meu *sonho* era pegar o scintilla e juntar com o que tem de bom no SciTE, tornando-o mais simples de configurar e estender. Mas aí teria de aprender C…

Será que tá tendo promoção de Mac em algum lugar? O fato do Aurélio (do livro de expressões regulares) ter trocado do Linux para Mac (já há um bom tempo) é um fator que pesa.

#33 fenrrir disse:
24 Jan 08, 10:25PM

Olá, estava tentando fazer um plugin para o GEdit também, e uma das coisas que preciso é pegar o número da linha atual. Infelizmente não entendi bem no código como foi que você fez isso, você poderia me ajudar ? Qual método retorna a linha atual ?

Deixe um comentário




Este blog usa o Gravatar.


Não é aceito código HTML:
adicione-o no pastie.caboo.se ou paste.milk-it.net e poste apenas o link.

Se este é seu primeiro comentário, ele terá que ser aprovado antes de ser exibido.