Timesheet


Leia em 1 minuto

Há 1 mês atrás vi no The Apple Blog um artigo sobre um aplicativo chamado On The Job. Apesar de achá-lo muito legal, ele é para OSX, além de não ver muita utilidade. Achava isso até o começo desta semana.

Tive que preencher um timesheet e procurar por e-mails de 3 meses atrás para saber o que precisei fazer não foi uma das experiências mais agradáveis. Então, comecei a procurar alternativas para o Linux. No Synaptic, encontrei Worklog e o GnoTime. O primeiro roda em linha de comando e, apesar de gostar de linha de comando, definitivamente não era para mim. O segundo parecia ser interessante, mas não entendi como funciona. Juro que tentei, mas depois de 5 minutos, desisti.

Então, resolvi fazer meu próprio software! Se você adivinhar qual nome eu dei, ganha uma bala! Yep! É Timesheet. A idéia é fazer com que ele sempre fique no tray, para me lembrar que tem uma tarefa em execução. Assim, posso alternar entre elas de maneira muito simples. Quando o Timesheet estiver no tray, você verá algo como:

Timesheet no tray

Se você clicar no tray, a janela do Timesheet aparecerá:

Janela do Timesheet

O context menu será parecido com isto:

Context Menu do Timesheet

Uma funcionalidade que é fundamental é detectar se o screensaver está ativo ou não. Dessa maneira, posso definir o que quero fazer com o tempo "ocioso". Entre aspas porque nesse meio tempo posso estar fazer uma outra tarefa relacionada ao projeto e que não necessariamente seja no micro (reuniões, etc). Fiz alguns testes usando o D-BUS e é bem simples de fazer isso usando o Gnome Screensaver, que vem com o Ubuntu Dapper.

Esse fim de semana vou tentar terminar uma versão usável deste aplicativo. Você que usa timesheet: tem alguma funcionalidade que você gostaria que tivesse?