gEdit e tabulação por arquivo


Leia em 1 minuto

O gEdit está se tornando um excelente editor de textos e será, com certeza, o escolhido pela maioria quando sair a versão com o novo componente GTKSourceView, que permite múltiplos highlights em um único arquivo (pense em um arquivo HTML com Javascript e CSS embutidos). Porém, por seguir a mesma filosofia do GNOME, peca por algumas funcionalidades básicas que não são implementadas. Uma delas é a definição de tabulação por tipo de arquivo. Por exemplo, quando programo em PHP, gosto de tabulação com 4 espaços. Mesma coisa para o Python. Mas quando estou em Ruby, gosto de 2 espaços como tabulação. Traduzindo, gosto de seguir as convenções de codificação de cada linguagem.

Uma das coisas que me impedia de usar o gEdit era a impossibilidade de fazer isso facilmente. Para quem não sabe, é possível fazer este tipo de configuração com o plugin modelines, mas você precisa adicionar a definição no mesmo estilo do Vim.

O plugin

Resolvi, então, criar este plugin que faz justamente isso. Permite definir diferentes tipos de tabulação, baseadas na extensão do arquivo.

Para instalá-lo, baixe o arquivo tabulation.tar.gz e extraia os arquivos para o diretório ~/.gnome2/gedit/plugins. Depois, ative-o em Editar / Preferências / Plugins.

Para adicionar uma nova extensão, ou alterar as configurações pré-definidas, modifique o arquivo "~/.tabulation.yml".

Sugestões? Deixe um comentário.

Para ver como seu gEdit pode ficar, veja estes posts publicados pelo Yuri Malheiros.

NOTA MENTAL: permitir a configuração das tabulações através de uma interface gráfica.

Update: Forcei apenas a tabulação de arquivos PHP, Python e Ruby. Assim, o script fica sem nenhuma dependência. Baixe o arquivo em //simplesideias.com.br/media/tabulation-strict.tar.gz.