Gravando screencasts com o ScreenFlow


Leia em 2 minutos

Uma das melhores ferramentas para quem precisa gravar screencasts no Mac é o ScreenFlow. Ele possui uma série de funcionalidades avançadas que são muito simples de usar como animações e zoom, dentre outras.

No HOWTO as aulas são gravadas para quem quer assistir depois. O grande problema é que, como as aulas são longas (por volta de 2 horas de duração), os vídeos ficam muito grandes. Tentando resolver este problema, consegui encontrar a configuração perfeita para quem precisa exportar vídeos longos.

Antes

Antes de encontrar estas configurações, não tinha muito o que fazer. Eu modificava o preset Web – High como o screenshot abaixo.

Configurações personalizadas de Web - High com o codec H.264

A minha última tentativa de exportação de uma aula de 2h15 levou 4 horas para exportar o vídeo e resultou em um arquivo de 665MB. A qualidade ficou muito boa, mas o tamanho do arquivo é, obviamente, um problema.

Antes, eu usava o iShowU e um vídeo com a mesma duração ficava por volta de 300MB, o que já é um tamanho extremamente razoável. A grande vantagem do iShowU é que você não precisa exportar o vídeo depois de gravá-lo (obviamente isso tem um ponto negativo que é a falta de recursos que o ScreenFlow oferece, mas se você não precisa, nem vai sentir falta) e que tornava a liberação do vídeo muito mais rápida, já que bastava fazer o upload do vídeo.

Mas, então, porque deixei de usar o iShowU? Bem, nas duas últimas gravações tive problemas com ele: um dos vídeos ficou sem áudio e o outro ficou com a imagem fixa. E esses erros aconteceram mais ou menos no meio do vídeo, sem nenhuma explicação.

Depois

Dado o tamanho do arquivo gerado pelo ScreenFlow, comecei a procurar configurações melhores que reduzissem drasticamente o tamanho do vídeo. Fazendo algumas buscas madrugada adentro, encontrei esse artigo no blog da própria Telestream, empresa que criou o ScreenFlow.

Neste artigo eles mostram como configurar o ScreenFlow com um codec chamado x264. Mesmo seguindo este artigo, você precisará modificar algumas outras configurações que não são mencionadas.

Para instalar este codec, que é gratuito, basta você fazer o download no site do desenvolvedor. Depois, copie o arquivo x264Encoder.component para o diretório ~/Library/QuickTime. Pronto! Agora, basta configurar o ScreenFlow com este novo codec. Reinicie o ScreenFlow para que ele faça a detecção.

Na hora de exportar (⌘+E), clique no botão “Customize > Video > Settings”. Na opção “Compression Type”, selecione o codec “x264Encoder”. Altere as configurações desta janela para as mesmas do screenshot abaixo.

Configurações de vídeo com o codec x264Encoder

Você vai precisar configurar também o próprio codec. Para isso, nesta mesma janela clique no botão “Options”. Isso abrirá uma janela com todas as opções de personalização do codec. Modifique as opções como o screenshot abaixo.

Configurações do codec x264Encoder

Por último, se o seu screencast é baseado em voz, com quase nenhuma trilha sonora, você também pode modificar as configurações do áudio, diminuindo ainda mais o tamanho do vídeo exportado. Basta você modificar a qualidade do áudio para 64kbps de bitrate, como no screenshot abaixo.

Configurações de áudio

Meu Macbook Pro não é lá essas coisas (Mid 2009, com processador Core 2 Duo 2.26 GHz), então demorou um pouquinho. Depois de 6 horas, aquele mesmo vídeo que tinha ficado com 665MB de tamanho foi exportado como 266MB.

O meu servidor agradece, e os alunos também!