Hackety Hack, uma excelente maneira de aprender/ensinar Ruby


Leia em menos de um minuto

Página inicial do site Hackety Hack Não sei se você conhece o "muito louco" blog do why, chamado RedHanded. Pois bem. Ele lançou um projeto espetacular chamado Hackety Hack, que é uma ferramenta que visa ensinar Ruby a crianças e programadores iniciantes.

Com uma interface bastante divertida, funciona como um tutor, apresentando um pequeno exercício e depois dando a devida explicação do código que foi usado na solução. Conhece o Try Ruby!, também criado pelo _why? Então. O Hackety Hack já vem com ele!

Você pode compartilhar e baixar códigos com outros usuários, embora eu não tenha encontrado nenhum lugar no site onde eu pudesse criar minha conta.

Inicialmente lançado para Windows, terá versões para MacOS X e Linux, conforme nota no próprio site:

You'll need to have Microsoft Windows (either XP or Vista will do fine) in order to run Hackety Hack. We're working on OSX and Linux support, but I wanted to reach out to the largest part of the world's population first. Sorry if you're stranded, we're coming!

Se você é professor [sic] de informática de crianças e adolescentes, pode ser uma interessante ferramenta. O grande empecilho é o idioma, já que o Hackety Hack é totalmente em inglês. Vou entrar em contato com o _why para ver a possibilidade de se criar traduções para o programa, afinal, não tenho dúvidas de que a "iniciação" de meu filho será nele!